sábado, 9 de março de 2024

DIA DO PATRONO JOÃO DE DEUS

No dia 8 de março a Biblioteca Escolar foi o palco da celebração do Dia do Patrono do nosso Agrupamento de Escolas, o poeta e pedagogo João de Deus, Esta homenagem foi promovida pelo Museu do Lyceu de Faro. A celebração teve início no átrio da escola com a intervenção do Diretor do AEJD e com a participação de crianças do 1º CEB do Jardim-Escola João de Deus de Faro que cantaram o Hino do Jardim-Escola João de Deus, o Hino à Vida e A Portuguesa. Simbolicamente, todas as crianças depositaram flores junto de uma imagem de João de Deus ali colocada para o efeito. 

Na biblioteca escolar, foi projetado um vídeo dos arquivos da RTP sobre a vida e obra de João de Deus. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de assistir a várias comunicações evocativas da figura do eminente poeta e pedagogo. Assim, Maria João Gomes, Diretora do Jardim-Escola João de Deus, em Faro, lembrou o seu percurso de vida e a importância da sua obra e Izabel Santos, professora na mesma instituição, apresentou O método da Cartilha Maternal. Seguidamente, Miriam Vieira, docente aposentada, deu a conhecer a importância da Cartilha Maternal na alfabetização do território angolano com uma comunicação intitulada A Cartilha Maternal, uma aventura em África, enquanto Henrique Vieira, historiador e investigador, recordou alguns episódios da sua vida em João de Deus fora da caixa.

Na parte final, a docente Ana Cristina Fontes e os alunos Miguel Aquino e Laura Aguiar, do 11ºD, recordaram a comunicação alusiva ao dia do patrono do antigo reitor do Liceu de Faro, Joaquim de Magalhães proferida no dia 7 de março de 1934.   Marília Castro, docente aposentada, efetuou a leitura de poemas de João de Deus.

O curador do Museu, Meira Pinto, agradeceu a colaboração da biblioteca escolar e a de todos os oradores que tornaram possível esta homenagem, bem como a presença do público. A iniciativa foi aberta à comunidade escolar e ao público em geral. No final, todos os participantes visitaram a exposição biobibliográfica patente na biblioteca escolar.






Sem comentários: