domingo, 28 de maio de 2023

ESCOLA EMBAIXADORA DO PARLAMENTO EUROPEU

A Escola Secundária João de Deus está integrada na rede Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu.

A implementação do projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu na nossa escola permite desenvolver um importante contexto para a aprendizagem e o exercício da cidadania.

Ao longo do ano letivo o projeto desenvolve atividades no âmbito da dimensão Europeia da Educação, que contribui para formação e envolvimento dos alunos no projeto de construção europeia, incrementando a sua participação, reforçando a proteção dos seus direitos e deveres, fortalecendo assim a identidade e os valores europeus.

Promove um melhor conhecimento da Europa e das suas instituições, nomeadamente da União Europeia e do Conselho da Europa, do património cultural e natural da Europa e dos problemas com que se defronta a Europa contemporânea.

Contribui para a educação para os Direitos Humanos e incide especialmente sobre o espectro alargado dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. 

Desenvolve atividades no âmbito da Educação Intercultural promovendo o reconhecimento e a valorização da diversidade como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos, no respeito pela multiculturalidade das sociedades atuais. Desenvolve a capacidade de comunicar e incentiva a interação social, criadora de identidades e de sentido de pertença comum à humanidade.

No Ano Europeu das Competências (2023) pretende contribuir para o reforço do sentido de pertença à União Europeia através da interculturalidade, tornando a nossa Comunidade Educativa mais participativa em assuntos europeus, conscientes do papel da informação correta e do envolvimento de todos os cidadãos no projeto de uma União mais forte e mais coesa, nomeadamente, pelo conhecimento e parceria com o Parlamento Europeu.

No presente ano letivo o projeto é dinamizado por duas turmas do 12º ano e conta com 37 Embaixadores Júnior.

Visita o CANTINHO DA EUROPA e contata a professora bibliotecária Paula Santos para mais esclarecimentos sobre este projeto.






Sem comentários: