domingo, 28 de maio de 2023

ENCONTRO COM O ESCRITOR LUÍS BARRIGA

No dia 17 de maio, a Biblioteca Escolar João de Deus promoveu um encontro com o escritor Luís Barriga, que dinamizou uma sessão sobre a obra poética de Emiliano da Costa. Assistiram a esta sessão as turmas 10ºE e 10ºF, acompanhadas pelos docentes Libânio Carvalhais e Graça Feitais.

Augusto Emiliano da Costa nasceu em Tavira,  a três de dezembro de 1884 e faleceu em Faro a um de janeiro de 1968. Frequentou o ensino Liceal em Beja e estudou Medicina em Coimbra, curso que concluiu em 1914. Regressado ao Algarve, radicou-se em Estoi, onde começou a exercer medicina na Rua da Igreja. Casou em 1915, aos trinta anos de idade, com Isabel de Brito e passou a  morar  na Rua do Pé da Cruz. Ao mesmo tempo que exercia a sua profissão  desenvolveu uma intensa atividade cultural, deixando por toda a imprensa algarvia um imenso trabalho poético.

A sua obra poética é constituída por treze livros e muitos poemas dispersos pelos jornais das décadas de 30 a 50. Era um homem de fina sensibilidade, muito culto e dotado de um apurado espírito de observação. Era um apaixonado pelo seu Algarve, pelas suas gentes e pelos seus costumes, num permanente êxtase perante a natureza.  Teve o reconhecimento dos seus contemporâneos que lhe chamavam "Pintor-Poeta". 

Emiliano da Costa faz parte das memórias do escritor Luís Barriga. A casa do Poeta era paredes meias com a casa dos seus avós maternos e, apesar de Emiliano da Costa ter falecido quando ele ia fazer sete anos, lembra-se bem do Poeta na sua cadeira de rodas.

Na adolescência, Luís Barriga folheou os seus livros e, mais tarde, sob a orientação do professor Amílcar Quaresma, aprendeu a gostar dos seus poemas. 

Em 2019, o escritor Luís Barriga decidiu iniciar um projeto de divulgação da obra poética de Emiliano da Costa que já conta com três volumes.








Sem comentários: