![]() |
Profª Guiomar Figueiredo; Profª Teresa Pedro; Victor Lima e Profª Paula Santos |
![]() |
2º lugar - Ana Carolina Grave - 5ªF |
![]() |
3º lugar: Maria Firmino Barradas |
![]() |
Profª Guiomar Figueiredo; Profª Teresa Pedro; Victor Lima e Profª Paula Santos |
![]() |
2º lugar - Ana Carolina Grave - 5ªF |
![]() |
3º lugar: Maria Firmino Barradas |
Durante o mês de maio a Biblioteca Escolar João de Deus apresenta uma exposição sobre a vida e obra do escritor Gonçalo M. Tavares.
No âmbito do projeto Escola a Ler - Tempo para Ler e Pensar a professora bibliotecária, Paula Santos, dinamizou sessões de promoção de leitura da obra «Como funciona a professora» de Chiara Carrer em sete turmas do 1º ciclo da Escola Básica Ria Formosa.
Seguidamente, os alunos refletiram sobre a importância dos professores na educação das crianças e foram convidadas a desenhar o seu professor.
A professora bibliotecária, Paula Santos, dinamizou atividades de promoção de leitura da história «Rola, rola, meu queijinho» de João Pedro Condesso nas turmas RF-B1 e RF-C1 da Escola Básica Ria Formosa.
A Biblioteca Escolar João de Deus, em articulação com o projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, apresentou a exposição “Move-te por Valores! No desporto como na vida” de 23 a 26 de maio.
A exposição tem como objetivo divulgar e promover a ética no desporto através de testemunhos e histórias vivenciadas por atletas e individualidades nacionais e internacionais, bem como abordar temas que visam sensibilizar para a importância dos valores da ética no desporto como o fair play, o respeito, a tolerância, a entreajuda, a disciplina e a compreensão, entre outros.
São histórias de atletas e individualidades contadas na primeira pessoa, cheias de significado valorativo e que fascinaram o mundo, não apenas pelo que os seus protagonistas conseguiram atingir no plano técnico, mas por se terem afirmado como pessoas verdadeiramente ímpares, excecionais, ao vivenciarem histórias exemplares de carácter, integridade e desportivismo. A exposição inclui nomes nacionais como Rosa Mota, Paulo Gonçalves, Duarte Gomes e Tarantini e internacionais como Nelson Mandela, Jesse Owens, Miroslav Klose e do Borussia Dortmund.
Esta iniciativa, cuja I Edição arrancou em 2017, é promovida pelo Plano Nacional de Ética no Desporto em parceria com o projeto «Escola Embaixadora do Parlamento Europeu», e tem como objetivo promover os valores europeus, como a solidariedade, a paz na Europa, estilos de vida saudáveis, a interajuda entre os jovens e a plena cidadania europeia.
A Biblioteca Escolar João de Deus agradece a colaboração do aluno Bernardo Silva, do 11ºG, que compôs um tema de música instrumental propositadamente para a comemoração do Mês de África na nossa escola.
Muitos parabéns pelo teu talento, Bernardo! Esperamos poder divulgar outros temos teus em breve.
No dia 17 de maio, a Biblioteca Escolar João de Deus promoveu um encontro com o escritor Luís Barriga, que dinamizou uma sessão sobre a obra poética de Emiliano da Costa. Assistiram a esta sessão as turmas 10ºE e 10ºF, acompanhadas pelos docentes Libânio Carvalhais e Graça Feitais.
Augusto Emiliano da Costa nasceu em Tavira, a três de dezembro de 1884 e faleceu em Faro a um de janeiro de 1968. Frequentou o ensino Liceal em Beja e estudou Medicina em Coimbra, curso que concluiu em 1914. Regressado ao Algarve, radicou-se em Estoi, onde começou a exercer medicina na Rua da Igreja. Casou em 1915, aos trinta anos de idade, com Isabel de Brito e passou a morar na Rua do Pé da Cruz. Ao mesmo tempo que exercia a sua profissão desenvolveu uma intensa atividade cultural, deixando por toda a imprensa algarvia um imenso trabalho poético.
A sua obra poética é constituída por treze livros e muitos poemas dispersos pelos jornais das décadas de 30 a 50. Era um homem de fina sensibilidade, muito culto e dotado de um apurado espírito de observação. Era um apaixonado pelo seu Algarve, pelas suas gentes e pelos seus costumes, num permanente êxtase perante a natureza. Teve o reconhecimento dos seus contemporâneos que lhe chamavam "Pintor-Poeta".
Emiliano da Costa faz parte das memórias do escritor Luís Barriga. A casa do Poeta era paredes meias com a casa dos seus avós maternos e, apesar de Emiliano da Costa ter falecido quando ele ia fazer sete anos, lembra-se bem do Poeta na sua cadeira de rodas.
Na adolescência, Luís Barriga folheou os seus livros e, mais tarde, sob a orientação do professor Amílcar Quaresma, aprendeu a gostar dos seus poemas.
Em 2019, o escritor Luís Barriga decidiu iniciar um projeto de divulgação da obra poética de Emiliano da Costa que já conta com três volumes.
No dia 12 de maio, a Biblioteca Escolar promoveu o encontro com o escritor João Pedro Condesso. As três sessões realizadas decorreram no auditório da Escola Secundária João de Deus. Estiveram presentes duas turmas do ensino pré-escolar, oito turmas do 1º ciclo da Escola Básica Ria Formosa, bem como três turmas do Externato Menino Jesus e duas turmas do Jardim Escola João de Deus.
A Biblioteca Escolar João de Deus, em parceria com a Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, convida a comunidade escolar a visitar a exposição «Unidos pela Biodiversidade», que está patente no Cantinho da Europa, até ao dia 31 de maio.
A exposição tem como principal objetivo principal relembrar a importância do papel da União Europeia na proteção e conservação da natureza, de forma a alcançarmos um equilíbrio ambiental tão importante para garantir a sustentabilidade da vida no nosso planeta.
A Biblioteca Escolar João de Deus, em articulação com o Projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, promoveu a palestra Direitos Humanos versus Deveres Humanos que foi proferida pelo Dr. Carlos Pereira, Procurador da República. Todos os Embaixadores Junior (duas turmas do 12º ano) assistiram a esta atividade.
Após uma dissertação sobre como o tema proposto foi encarado ao longo da história da humanidade, o orador apresentou um trecho do discurso de José Saramago proferido aquando da entrega do Prémio Nobel de Literatura ao escritor português, em 1998.
“Tomemos
então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e
a mesma força com que reivindicarmos os nossos direitos, reivindiquemos também
o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa começar a tornar-se um pouco
melhor”, disse José Saramago num dos seus Discursos de Estocolmo, aquando da
entrega do Prémio Nobel de Literatura ao escritor português, em 1998.
O Dr. Carlos Pereira referiu que a partir do apelo do escritor, a Universidade Autónoma do México em parceria com a Fundação José Saramago apresentaram, em 2018, após três anos de trabalho, uma proposta de Carta Universal dos Deveres e Obrigações dos Seres Humanos, documento complementar à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A Escola Secundária João de Deus está integrada na rede Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu.
A implementação do projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu na nossa escola permite desenvolver um importante contexto para a aprendizagem e o exercício da cidadania.
Ao longo do ano letivo o projeto desenvolve atividades no âmbito da dimensão Europeia da Educação, que contribui para formação e envolvimento dos alunos no projeto de construção europeia, incrementando a sua participação, reforçando a proteção dos seus direitos e deveres, fortalecendo assim a identidade e os valores europeus.
Promove um melhor conhecimento da Europa e das suas instituições, nomeadamente da União Europeia e do Conselho da Europa, do património cultural e natural da Europa e dos problemas com que se defronta a Europa contemporânea.
Contribui para a educação para os Direitos Humanos e incide especialmente sobre o espectro alargado dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.
Desenvolve atividades no âmbito da Educação Intercultural promovendo o reconhecimento e a valorização da diversidade como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos, no respeito pela multiculturalidade das sociedades atuais. Desenvolve a capacidade de comunicar e incentiva a interação social, criadora de identidades e de sentido de pertença comum à humanidade.
No Ano Europeu das Competências (2023) pretende contribuir para o reforço do sentido de pertença à União Europeia através da interculturalidade, tornando a nossa Comunidade Educativa mais participativa em assuntos europeus, conscientes do papel da informação correta e do envolvimento de todos os cidadãos no projeto de uma União mais forte e mais coesa, nomeadamente, pelo conhecimento e parceria com o Parlamento Europeu.
No presente ano letivo o projeto é dinamizado por duas turmas do 12º ano e conta com 37 Embaixadores Júnior.
No dia 5 de maio a Biblioteca Escolar João de Deus assinalou o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Os alunos de três turmas do 9º ano elegeram individualmente as suas palavras preferidas e partilharam essa escolha com a comunidade educativa.
TEMA: A PAZ
CATEGORIA: ILUSTRAÇÃO
VENCEDORES DO 2º CICLO
1º LUGAR: JOÃO VICTOR COELHO DE LIMA- 6ºF
2º LUGAR: ANA CAROLINA CUSTÓDIO GRAVE - 5ºF
3º LUGAR: MARIA FIRMINO BARRADAS - 5ºE
Parabéns aos vencedores e a todos os participantes do concurso. Recebemos trabalhos de grande qualidade como podem apreciar nos trabalhos expostos na Biblioteca Escolar de Santo António.
A Equipa da BE agradece o incentivo e o acompanhamento que as professoras Guiomar Figueiredo e Maria de Fátima Monteiro deram aos seus alunos para e durante a realização destes trabalhos.
Os certificados e os prémios aos vencedores serão entregues no dia 31 de maio, no intervalo das 10:15h, na Biblioteca Escolar.
SEMANA
DAS ARTES
De
22 a 31 de maio de 2023
Exposição
de trabalhos de docentes e não docentes na Biblioteca da Escola E.B. 2/3 de
Santo António
A Biblioteca Escolar João de Deus, em articulação com os docentes de Biologia, Paula Serafim e Mário Correia, apresenta a exposição «De Geração em Geração - o impacto das doenças genéticas».
Doenças genéticas são doenças ou condições que surgem devido a
anomalias no DNA de um indivíduo, as quais podem resultar de mutações
genéticas, deleções, inserções, duplicações ou alterações cromossómicas. As
doenças genéticas podem ser herdadas de um ou ambos os progenitores, ocorrer
espontaneamente devido a novas mutações ou resultar de fatores ambientais que
influenciam a expressão génica.
O diagnóstico de doenças genéticas geralmente envolve testes
genéticos, análise do histórico familiar e exames clínicos. Os tratamentos para
doenças genéticas variam dependendo da condição específica e podem incluir terapia
génica, terapia de reposição enzimática, modificações no estilo de vida e
monitorização clínica. A deteção e intervenção precoces podem melhorar o
prognóstico e a qualidade de vida dos indivíduos afetados por doenças
genéticas.
A vida em perspetiva
A vida é uma realidade muito
complicada de explicar e pôr por escrito, mas a única coisa que eu sei, com toda
a certeza, é que mesmo que pensemos que já conhecemos muito, ninguém neste
mundo sabe um décimo do que a vida é.
Todos nós somos parte de um
sistema muito maior do que podemos imaginar e, por causa das nossas incertezas,
o ser humano foi criando ao longo dos tempos um dia a dia de trabalho, casa,
família, que à medida que os séculos foram passando e a sociedade foi
evoluindo, manteve sempre o propósito de dar às pessoas uma rotina, um sentido
para existirem e não se consumirem com dúvidas existenciais.
Ainda não sei muito sobre a vida,
mas sei o que sinto e sei que prefiro estar feliz e ser uma pessoa ativa do que
ficar triste e inativa, devido a eventuais medos ou dúvidas.
Gostava que mais pessoas tivessem
conhecimento sobre o plano energético do universo, pois somos muito mais do que
este plano físico. Na verdade, muitas das coisas a que muitas pessoas dão valor,
não passam de futilidades.
Ninguém sabe o que realmente existe
depois da morte. Por vezes nem tenho a certeza que as pessoas com quem hoje convivo
são reais, outras vezes concordo com o filósofo René Descartes quando afirma “Cogito,
ergo sum”, que significa “Penso logo existo”.
Na minha existência, quero ser
feliz e aproveitar a vida ao máximo!
Lara Carvalho, 8º F
PROVA FINAL DA 2ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO NACIONAL SPEED READING
No dia 18 de maio os alunos das turmas RF-A3, RF-B3, RF-A3/4 e RF-A4 realizaram a prova final do Campeonato Speed Reading.