quarta-feira, 22 de março de 2023

O ENIGMA DE COLOMBO E A CONTRIBUIÇÃO DE AUTORES AÇORIANOS PARA A SUA DECIFRAÇÃO de MANUEL BRÁS VENÂNCIO

A Biblioteca Escolar João de Deus foi contemplada, recentemente, com a amável doação do opúsculo O enigma de Colombo e a contribuição de autores açorianos para a sua decifração, do historiador Dr. Manuel Brás Venâncio. A brochura, editada nos fins de 2022, resultada palestra que o orador proferiu, na Casa dos Açores no Algarve, sob a presidência de Ruben Santos, em Faro, no dia 8 de junho de 2018.

O escritor debruçou-se com bastante minúcia sobre a justificação da verdadeira origem de Cristóvão Colombo, que, apesar de ser uma das figuras mais estudadas universalmente, continua ainda hoje tão controversa, tendo diversos países a reclamarem a sua nacionalidade. A teoria mais consensual é a de que o ilustre navegador é natural de Génova, ou seja, de nacionalidade italiana, porém, o investigador defende e apresenta provas de que Colombo «era um agente secreto português, enviado pelo nosso Rei D. João II para Castela» com o objetivo de retirar o reino vizinho dos planos náuticos portugueses «na descoberta do caminho marítimo para a Índia».

A publicação com uma bela e cativante prosa, lê-se num fôlego, estando plena de diversificadas e credíveis fontes justificativas da nacionalidade portuguesa do navegador que descobriu a América.

O autor é licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa e mestre em História de Arte. Publicou, em 1997, a obra Subsídios para a História da Imprensa Periódica no Concelho de Tomar, Vol.I (1879-1900); em 2016, a brochura Inauguração da Estátua – D. Jorge da Costa, Cardeal de Alpedrinha e aguarda, brevemente, a impressão do livro O Cardeal de Alpedrinha e o seu Tempo.

A Biblioteca agradece cordialmente a enriquecedora oferta do escritor.




Sem comentários: