terça-feira, 1 de novembro de 2022

TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO: DÁ VOZ ÁS TUAS IDEIAS!

Reconhecendo que a educação é um bem comum e que está na origem de todos os direitos humanos e do desenvolvimento sustentável, no 75.º aniversário das Nações Unidas, o Secretário-Geral António Guterres convocou uma Cimeira da Educação Transformadora que teve lugar em Nova Iorque em setembro de 2022.

A Cimeira foi precedida de um processo preparatório inclusivo e aberto que incluiu consultas nacionais em mais de 100 países, entre os quais Portugal e das diversas instituições parceiras da comunidade internacional.

Dele resultaram Linhas de Ação Temática globais que “destacam as áreas que exigem maior atenção e ação”.

Coincidindo com o encerramento da Cimeira, a Rede de Bibliotecas Escolares lançou a iniciativa Transformar a educação: Dá voz às tuas ideias! da qual se espera futuros encontros e decisões para tornar a educação equitativa, de qualidade e relevante, para enfrentar os desafios do século XXI. 

Os objetivos desta iniciativa são:

1. Provocar a reflexão, discussão e ação dos alunos sobre o futuro da educação

2. Recolher soluções para transformar a educação.

3. Partilhar com os dirigentes da educação as propostas apresentadas. 


A Biblioteca Escolar João de Deus promoveu sessões de reflexão, discussão e ação nas turmas 9ºB, 9ºC e 9ºD. As atividades selecionadas A hora de transformar a educação e Apelo à ação tiveram como moderadora a docente Ana Cristina Fontes.








Sem comentários: