quinta-feira, 3 de novembro de 2022

CONCURSO SER ESCRITOR É COOL - 3º CICLO

    


    O concurso “SER ESCRITOR É COOL!” é organizado pela Rede de Bibliotecas Escolares e tem como objetivos a promoção da leitura e da escrita, com recurso aos media. Está organizado em 4 escalões: 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.

    O primeiro desafio destinado aos alunos do 3º CEB consistia numa reflexão sobre:

A expressão “dar voz aos alunos” é cada vez mais utilizada. O que significa isto para ti?

O júri constituído selecionou como o melhor trabalho, do escalão, tendo em conta a sua votação (75%) e a votação do público (25%) o seguinte texto:


Como é que a minha voz pode contribuir para mudar a escola e a sociedade?

Num mundo em constante mudança é importante ter um papel ativo ou na nossa escola ou na nossa sociedade.

Na minha escola, posso ter uma voz ativa se, por exemplo, for delegado ou subdelegado de turma, podendo assim transmitir as vontades e as ideias dos meus colegas aos nossos professores ou diretores da escola. Por exemplo, se a maioria ou a totalidade dos alunos quiser uma atividade diferente na escola, os delegados de turma podem apresentar essa ideia aos diretores, que tentarão pô-la em prática, dando assim voz aos alunos.

Na sociedade poderei ter uma voz ativa se participar em palestras organizadas pela câmara municipal ou outros órgãos autárquicos, onde poderei dizer o que gostaria de ver mudado na minha cidade.

É importante dar voz aos jovens e ouvir as suas preocupações e ideias, uma vez que serão eles o futuro da nossa sociedade.

Tanto na escola, como na sociedade, todos devemos manifestar a nossa opinião de forma ordenada e respeitosa para que possamos ser levados a sério e para que a nossa voz possa, de facto, fazer a mudança.

Como tal, não devemos ter medo de falar e comunicar as nossas vontades e desejos, pois só assim poderemos alcançar os nossos objetivos.

                                                                                     

                                                                                     Rodrigo Torres



Sem comentários: