terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

MEMÓRIAS DE BAMBARAM - TEATRO DO IMPROVISO

No dia 16 de fevereiro, as turmas 10ºH e 11ºG, acompanhadas pelas docentes Anabela Gonçalves, Carla Alves e Paula Santos assistiram à peça de teatro «Memórias de Bambaram», uma criação Coletiva do Teatro do Improviso de Intervenção, que teve lugar na Biblioteca Municipal de Faro.

Em palco quatro jovens mulheres de diferentes nacionalidades e etnias recriaram um espaço de partilha de memórias ancestrais e, outras, vividas por elas, desde os tempos de Bambaram.

As estórias que se contam e que se escutam preservam memórias, que são fontes de conhecimento e criam a própria história. Há estórias que nos fazem rir e outras que quase nos fazem chorar. Há estórias que nos fazem pensar e outras que nos transportam para as nossas próprias memórias, numa viagem em que o retorno se desloca sempre do ponto de partida e os sonhos se cruzam com múltiplas realidades.

São estórias em que se cruzam temas tão variados como as desigualdades entre géneros, etnias e culturas numa sociedade cada vez mais diversa.

Os espectadores são convidados a participar neste diálogo, transformando-se em espectautor@s. Assim, após o espetáculo, as duas turmas da Escola Secundária João de Deus participaram no debate e, em conjunto, refletiram sobre temáticas como o racismo, a desigualdade de género e a violência sobre as mulheres.






Sem comentários: