No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore, a professora bibliotecária, Paula Santos, em articulação com as professoras titulares de turma, Ana Xará e Lúcia Tomás, dinamizou online duas sessões de promoção de leitura da obra A árvore da escola de Antonio Sandoval, nas turmas F-A3 e P-A3/4.
Os alunos gostaram muito desta história e participaram com entusiasmo nas atividades propostas. Seguidamente, discutiu-se a importância das árvores para o meio ambiente, para a humanidade e para o equilíbrio do planeta.
Finalmente, todos entoaram a canção «Hoje a Floresta não é protegida».
Sinopse da obra A árvore da escola
«No pátio da escola havia uma árvore. Só uma. O Pedro gostava de correr perto daquela árvore durante o recreio. Quando passava ao seu lado olhava-a de soslaio, para não chocar com ela. Um dia parou e reparou nela. Era fininha, com ramos delgados, pareciam de arame, e tinha algumas folhas secas. Pedro aproximou-se e acariciou-lhe o tronco. De repente, brotou uma folha nova. "A árvore da escola", com texto de Antonio Sandoval e ilustrações de Emilio Urberuaga. conta a história de uma espécie botânica única no mundo: uma árvore que se alimenta de carinho e companhia.
Uns raminhos frágeis e delgados florescem e transformam-se numa árvore frondosa, capaz de receber ninhos e passarinhos, baloiços e crianças, e até uma cabana que se faz biblioteca. A certa altura, da árvore nasce uma semente e o ciclo de carinho e crescimento recomeça com uma nova árvore e uma nova escola...
Sem comentários:
Enviar um comentário