quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

ESCRITOR DO MÊS MARIA TERESA MAIA GONZALEZ

 Em janeiro, na rubrica O Escritor do Mês, a Biblioteca Escolar de Santo António apresentou uma exposição sobre a biografia e bibliografia de Maria Teresa Maia Gonzalez.

A escritora nasceu em Coimbra, em 1958 e é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Foi professora de Português, Inglês e Francês, no ensino particular e público, entre 1982 e 1997 e iniciou a sua carreira na escrita em 1989. Da sua obra constam sobretudo romances juvenis, sendo também da sua autoria histórias infantis, fábulas, poesia, contos, crónicas, ficção para adultos e uma coleção juvenil de peças de teatro.
São temáticas recorrentes nos seus livros os direitos das crianças e dos adolescentes, a espiritualidade e os problemas da adolescência, nomeadamente, a solidão, as perdas, a depressão, os conflitos familiares, as dependências químicas, a violência em meio escolar, a violência doméstica, a sexualidade e a afetividade. Vê o livro destinado aos mais novos como veículo promotor dos valores humanos, sobretudo o respeito pelo indivíduo e pela Natureza, a paz, a saúde, a harmoniosa convivência entre gerações e culturas diversas, e a espiritualidade.
Desde 1990 até à presente data, visita regularmente bibliotecas, bem como escolas públicas e privadas, onde as suas obras são usadas com objetivos pedagógicos, nos vários níveis de ensino.
Foi a autora portuguesa nomeada para o PRÉMIO ALMA 2016, 2017, 2018 e 2019 e para o Prémio Ibero-Americano de Literatura Infantojuvenil, em 2017.
Várias dezenas de títulos desta autora constam do PLANO NACIONAL DE LEITURA.







Sem comentários: