quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE CARLOS PAREDES

A Biblioteca Escolar de Santo António junta-se às comemorações do Centenário de Carlos Paredes - génio Português e Universal, que levou a Guitarra Portuguesa aos quatro cantos do mundo. 














Conceção, pesquisa, elaboração de cartazes e tratamento de imagens - Prof. Carlos Luís Cruzinha

PROJETO ESCOLA A LER - AS SETE CAMAS DO ARGANAZ

«O Arganaz acorda numa cama diferente todos os dias.

Mas por que razão o Arganaz não quer dormir na sua própria cama?»

No mês de fevereiro, a Prof. Libéria dinamizou uma sessão de leitura do livro: “As Sete Camas do Arganaz”, de Susanna Isern, nas turmas do 3º e 4º anos Escolas EB1 da Ferradeira e da Ria Formosa.

Esta história do pequenino e inocente Arganaz fez as delícias dos mais pequenos, que se prenderam imediatamente pela história que foi sendo lida, com recurso à antecipação dos acontecimentos sugeridos pelos próprios alunos.

Atividade complementar: pequeno debate em que cada um dos participantes expôs os seus medos.







PROJETO ESCOLA A LER - CARMINHO

No mês da Amizade e do Amor, a Profª Bibliotecária Teresa Pedro, no âmbito do Projeto Escola a Ler explorou junto das turmas do 1º ano da Escola EB 1/JI Ria Formosa, a obra “Carminho, a Porco-Espinho; Agostinho, o Porco-Espinho” de Milu Loureiro.

É uma obra original com duas histórias em dupla capa, em que as personagens principais se juntam ao centro do livro.

Agostinho, o porco-espinho, vivia com os pais numa quinta com muitos animais, mas sentia-se bastante sozinho.

Carminho, a porco-espinho, morava com a sua avó num grande jardim perfumado de jasmim. O que terão em comum?

 

Na sequência da apresentação da obra foi visionado um pequeno vídeo alusivo à solidariedade e amizade entre animais de espécies diferentes, salientando a aceitação da Diferença, e que nunca se deve duvidar do poder do Amor.













EXPOSIÇÃO «AS PLANTAS NA OBRA POÉTICA DE LUÍS DE CAMÕES»

No âmbito das Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís Vaz de Camões a Biblioteca da Escola Secundária João de Deus apresenta a exposição "As plantas na obra poética de Luís de Camões", produzida pela Sociedade Broteriana de Coimbra, no adro da escola .

A seleção dos trechos poéticos e das aguarelas que os ilustram tem como base o trabalho de investigação que o Doutor Jorge Paiva tem consagrado ao tema, desde há vários anos.
Na época camoniana, as plantas mais conhecidas e citadas na literatura não eram as plantas comestíveis ou ornamentais, mas sim as plantas medicinais. Não é fácil determinar com exatidão todas as plantas citadas por Camões na sua obra (Épica e Lírica), pois a maioria das vezes refere-as de forma poética e utilizando, como o próprio afirma, derivações com extraordinários malabarismos linguísticos.

Nesta exposição, encontram-se ilustrações de alguns poemas de Luís de Camões, com aguarelas das plantas glosadas. Da autoria de Ursula Beau (1906-1984), as aguarelas representam espécies da flora espontânea de Portugal. Em cada painel poema-aguarela, indica-se o nome vulgar e o nome científico das plantas e destaca-se a sua menção no texto.



DIA DA INTERNET MAIS SEGURA

O Dia da Internet Mais Segura (11 de fevereiro) é uma iniciativa em que as bibliotecas escolares se empenham, desenvolvendo anualmente múltiplas atividades, uma vez que vai ao encontro de uma das suas vocações mais relevantes: desenvolver a literacia mediática.

Em 2025, a celebração do Dia da Internet Mais Segura, integra-se nas ações previstas para o Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital.
A Biblioteca da Escola Secundária João de Deus promoveu sessões de sensibilização para a saúde e bem-estar online, chamando a atenção dos alunos para os efeitos nocivos de uma exposição excessiva aos écrans durante a infância e adolescência.
Os alunos de todas as turmas do 9º ano, PIEF e 10ºL assistiram ao documentário «Agarrados ao écran», produzido pela Grande Reportagem SIC e, de seguida, promoveu-se um debate em sala de aula sobre os impactos negativos dessa exposição excessiva a nível cognitivo, físico, emocional e social.







CONCURSO AMAR LEITURAS 2ª EDIÇÃO

A Professora Bibliotecária Paula Santos e as docentes de Português Ana Margarida Silva e Regina Jerónimo procederam à entrega dos certificados e prémios referentes à fase escolar do concurso aMar Leituras – 2ª edição 2025, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Faro, aos alunos da Escola Secundária João de Deus, selecionados na primeira fase.

3º Ciclo

Tomás Teixeira 9ºC

Ensino Secundário

Catarina Guerreiro - 12ºI

Carolina Reis - 12ºB

Francisca Neves -12ºE

Marcelo Belo -12ºE

Matilde Ribeiro - 12ºI

Estes alunos irão representar a Escola Secundária João de Deus na fase final do Concurso Amar Leituras, que terá lugar no próximo dia 18 de março, na Biblioteca Municipal de Faro.









terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

DO VERSO AO GESTO - PONTES DE COMUNICAÇÃO

No âmbito das comemorações dos quinhentos anos do nascimento de Camões, as professoras de Português Escrito como Língua Segunda e de Língua Gestual Portuguesa, em regime de Domínio de Articulação Curricular (DAC), decidiram responder ao repto lançado pela Biblioteca da ESJD e dinamizaram a atividade “Do Verso ao Gesto”, com os alunos surdos, de 21 a 28 de janeiro, para estabelecer pontes de comunicação e ação, na senda de uma escola cada vez mais inclusiva.

Assim, os alunos Micael Silva, do 10º K, e a Carolina Alvito, do 10º L fizeram uma dramatização gestuada do poema "Descalça vai para a fonte". Já as alunas Filipa Sanó e a Lisa Hélder, do 10ºK fizeram a declamação gestuada do soneto "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". Por fim, o João Rafael, do 11º K declamou o poema  "Amor é fogo que arde sem se ver".

A colaboração da professora Ana Fontes foi primordial, pois possibilitou um intercâmbio com outras turmas, estabelecendo a comunicação entre comunidades existentes na nossa escola. De facto, por um lado, os referidos alunos foram à turma do 9ºB fazer as supracitadas declamações, no dia 21.01.25, com a apresentação da atividade pela aluna Margarida Santos, do 11º E. Já no dia 27.01.25, os alunos surdos receberam as alunas do 9ºB: Sofia Barão para declamar o poema camoniano "Quando me quer enganar"; Inês Pereira com o poema "Camões e a tença", de Sophia Mello Breyner Andresen; Leonor Caeiro que apresentou o poema "Amor que o gesto humano na alma escreve" e a Yara Pina declamou a composição poética "Lembranças, que lembrais meu bem passado". Por outro lado, tal colaboração viabilizou a realização da declamação gestuada nas turmas do 10º K e do 10º L; sendo que a aluna Laura Henriques retribuiu a iniciativa, declamando o soneto “Alma minha gentil que te partiste”; por sua vez, o 10ºL deslocou-se à biblioteca para assistir ao evento e, para além das declamações gestuadas, as alunas Jéssica Stratan e Alexandra Petrosvka também declamaram poemas e houve a apresentação de criações dos próprios alunos, do Abdul Dbinij e do Salimou Guirassy.

Essencial também foi o trabalho das Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa que traduziram os poemas e criações apresentadas pelos discentes ouvintes.

Desta atividade resultará a montagem de um vídeo de cada declamação gestuada, que ficará ao dispor dos docentes do agrupamento para qualquer iniciativa, que considerem por bem, podendo constituir, inclusivamente, como atividade de quebra-gelo e, por fim, outro vídeo, ambos realizados com a preciosa colaboração do Professor Sílvio Ponte, de toda a atividade, que constituiu um exemplo de intercâmbio e colaboração entre a comunidade surda e ouvinte.

                                                                                                    Autoras da notícia: Célia Martins e Inês Laia





sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

ENTREGA DOS CERTIFICADOS E PRÉMIOS DO CONCURSO AMAR LEITURAS 2º EDIÇÃO, 2025 – 3º CICLO

 

A Profª Bibliotecária Teresa Pedro e a Profª Isabel Campos, na presença da Coordenadora do Estabelecimento, Profª Sofia Rodrigues, procederam à entrega dos certificados e prémios referentes à fase escolar do concurso aMar Leituras – 2ª edição 2025.

Carolina Medeira – 7º A

Catarina Conceição - 7º A

Maria Leonor - 7º A

Rodrigo Pereira - 7º A

Tomás Teixeira – 9º C (este aluno frequenta a Escola Secundária João de Deus)

Estes alunos irão representar o 3º Ciclo do Agrupamento na fase final, a realizar no próximo dia 18 de março na Biblioteca Municipal de Faro.



Rodrigo, 7º A


Catarina, 7º A


Carolina, 7º A


Maria Leonor, 7º A



ENTREGA DOS CERTIFICADOS E PRÉMIOS DO CONCURSO AMAR LEITURAS 2º EDIÇÃO, 2025 – 2º CICLO

 

A Profª Bibliotecária Teresa Pedro, na presença da Coordenadora do Estabelecimento, Profª Sofia Rodrigues, procederam à entrega dos certificados e prémios referentes à fase escolar do concurso aMar Leituras – 2ª edição 2025.

Laura Sofia M. Ramos – 6ºB

Daria Tykha – 6ºB

Victória Alexandra V. Amador – 6ºB

Adriana Filipa R. Caeiro – 6ºF

Margarida Isabel L. Silva – 6º F

Estes alunos irão representar o 2º Ciclo do Agrupamento na fase final, a realizar no próximo dia 18 de março na Biblioteca Municipal de Faro.



Daria, 6º B


Victoria, 6ºB


Laura, 6º B





Margarida, 6º F


Adriana, 6º F