quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

CONCURSO SER ESCRITOR É COOL! -1º DESAFIO

 As Bibliotecas do Agrupamento de Escolas João de Deus divulgaram o concurso Ser Escritor é Cool!, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares.

O trabalho vencedor do Desafio 1, no 3º Ciclo, é o texto da aluna Mafalda Branco, do 9ºE.


 A Ilha

     Acordei de madrugada com o barco a baloiçar vigorosamente. Vesti-me a cambalear e dirigi-me imediatamente ao convés.  Assim que abri a porta, a tripulação alinhou-se à minha frente, “Bom dia capitã”, gritaram em uníssono, mas todos sabíamos que não era um bom dia.

     No dia anterior tínhamos atravessado uma forte tempestade e perdemos dois homens para o mar.  Nem conseguia imaginar o rosto de sofrimento das famílias quando recebessem a triste notícia.

     Estávamos a navegar há quatro meses e ainda não tínhamos avistado terra. Temia que esta demanda fosse em vão e que morrêssemos todos antes de pisarmos terra firme. Nunca tinha imaginado que um dia me encontraria assim, desorientada no meio do oceano e sem esperança de um dia voltar a casa.

     Voltei à cabine, consultei de novo o mapa para tentar localizar a nossa posição, ergui os olhos e através de uma pequena janela vi um ponto escuro no horizonte. Corri até à proa e confirmei que apesar de pequeno o ponto escuro continuava lá. À minha ordem, um tripulante subiu à gávea e gritou:

- Terra à vista! 

- Terra à vista!,  repeti com entusiasmo. Após meses de procura finalmente tínhamos encontrado terra.   

     Num bote, acompanhada por quatro marinheiros aproximámo-nos de terra e percebemos que se tratava de uma pequena ilha. Quando atracámos, saltei do bote, corri pela praia e cansada e eufórica, deitei-me na areia, apenas para sentir o seu toque ligeiro sobre a minha pele. Não estava a acreditar que tinha conseguido, que tinha finalmente encontrado terra. A felicidade inundava o meu espírito…

      De repente, apareceram alguns homens de uma tribo desconhecida, armados com lanças e facas. Fomos obrigados a segui-los, por um trilho que nos levou até ao coração da floresta. Aí chegados, deparámo-nos com um aglomerado de casas inteiramente construídas de madeira e pedra. Não consegui observar tudo, pois tinha uma lança apontada às costas, pronta para perfurar o meu corpo de um lado ao outro. 

     A certa altura parámos e todos á minha volta se inclinaram em vénia em direção ao que imaginei ser o líder daquela comunidade. Quando olhei melhor, não consegui conter o riso, pois o líder daquela tribo era nem mais nem menos que um macaco.

     Aproveitando o facto de todos estarem curvados perante o “poderoso” líder, fugimos. Acho que nunca corri tão rápido em toda a minha vida porque, em poucos minutos, eu e os marinheiros já estávamos no bote de regresso ao navio.

     Entrei no navio, mandei içar a vela e jurei nunca mais voltar a pôr os pés naquela ilha.     

                                                                          Mafalda Martins Branco, 9ºE

   



segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

MEDIAÇÃO DE LEITURA


As professoras bibliotecárias Teresa Pedro e Libéria Matos dinamizaram uma sessão de leitura do livro “Como É Que o Pai Natal Desce Pela Chaminé?” com as turmas RF S0 e RF S2, em colaboração com as professoras Rosa Horta e Gabriela Mendonça. Os alunos apreciaram a história e o momento de convívio em ambiente natalício foi contagiante.






quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

EXPOSIÇÃO VIRTUAL: 30 ARTIGOS QUE REVOLUCIONARAM O MUNDO.

 

  Para assinalar o 76º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento fundamental do direito internacional e o Dia dos Direitos Humanos de 2024, “o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) desafiou alunos de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa a reinterpretarem a Declaração Universal dos Direitos Humanos com a produção de trabalhos gráficos sobre cada um dos seus icónicos 30 artigos.

Podem aceder à mesma através do link abaixo.

PROJETO ESCOLA A LER

 

No mês de dezembro a Professora Bibliotecária Teresa Pedro apresentou, no Projeto “Escola a Ler”, nas turmas dos 3º e 4ºs anos das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento, a obra “Red & Lulu” de Matt Tavares.

A história narra, através do casal de pássaros Red & Lulu, a história real da árvore de Natal do Rockfeller Center.

Red e Lulu fazem ninho numa árvore maravilhosa: um abeto sempre verde, que lhes dá sombra nos meses quentes e os aconchega quando faz frio. Porém, um dia, o impensável acontece e eles são separados. Será preciso um milagre para que se tornem a encontrar. Felizmente, é Natal, a época em que os verdadeiros milagres acontecem.

 












ENCONTRO COM O ESCRITOR JOSÉ FRANCISCO RICA

Em dezembro as turmas da Escola EB1/JI Ria Formosa receberam o escritor José Francisco Rica.

Este encontro realizou-se no Auditório da ESJD.

Houve um grau elevado de interação entre o escritor e os alunos e professores, bem visível nas fotografias.

 








terça-feira, 10 de dezembro de 2024

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

 

Comemora-se no dia 10 de Dezembro.

   É uma data importante, escolhida para assinalar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que teve como objetivo promover a paz, após os conflitos da Segunda Guerra Mundial (1939/1945).

  É uma oportunidade para refletirmos sobre a importância de defender e promover os direitos fundamentais de todas as pessoas, independentemente de raça, género, religião ou qualquer outra condição.


ATIVIDADE: “É NATAL!”

 

A época mais mágica do ano chegou e com ela, a alegria das festas, o calor da família e a tradição de celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Em Portugal, o Natal é uma época muito especial, repleta de costumes e sabores únicos.

Os alunos expressaram os seus desejos natalícios nos cartões postos no painel dentro da biblioteca, decorado com motivos relacionados ao Natal.

A participação foi animadora! 













PROJETO CRESCER A LER - COMO É QUE O PAI NATAL DESCE PELA CHAMINÉ?

 

No âmbito do Projeto “Crescer a Ler”, no mês de dezembro, a Professora Libéria Matos dinamizou uma sessão de leitura do conto: “Como é que o Pai Natal desce pela Chaminé? ”, de Marc Barnett, com as turmas do Pré-escolar, nas escolas do Areal Gordo e Ria formosa. Este enigmático e divertido conto, tem a capacidade de surpreender a cada página, numa espécie de adivinhação constante, como resolver cada uma das ações apresentadas. As ilustrações muito sugestivas, foram objeto de comentários ao longo de todo o livro, não só pela graça, mas também pelo exagero de algumas situações.

Atividades complementares: Embebidos pelo espírito natalício, os alunos escutaram uma canção de Natal que acompanharam a letra através das legendas, e dançaram, acompanhando uma coreografia de Natal apresentada em vídeo.







quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

PROJETO CRESCER A LER - TODOS NO SOFÁ

No âmbito do Projeto “Crescer a Ler”, no mês de dezembro, a Prof. Libéria Matos dinamizou sessões de leitura do Livro: “ Todos no Sofá” de Luisa Ducla Soares, nas turmas do Pré-Escolar, nas escolas da Ria Formosa e do Areal Gordo.

«Que bom é estar no Sofá. Mas se nove amigos, entre eles um elefante resolverem sentar-se ao nosso lado, o que acontecerá

Esta divertida história encantou os mais pequeninos pela beleza das personagens e dos seus comportamentos tão inesperados. Divertiram-se com a graça do texto a rimar, e puseram-se os alunos a contar e a trabalhar com os números a brincar.

No final, quisemo-nos sentar todos no sofá, mas não cabíamos…

Atividade complementar: Jogo de correspondências animais/números, apresentado no quadro, com a interação de alunos.













terça-feira, 3 de dezembro de 2024

NOVIDADES DO MÊS


Novas aquisições da Biblioteca Escolar de Santo António.



 

EXPOSIÇÃO - DIA DA RESTAURAÇÃO DE PORTUGAL

No dia 1 Dezembro de 1640 comemora–se a restauração da Independência de Portugal do domínio espanhol, ao fim de sessenta anos de União Ibérica, sob o jugo da Dinastia Filipina.





EXPOSIÇÃO DE MATERIAL BIBIBLIOGRÁFICO SOBRE O AUTOR DO MÊS


 

AGENDAS DE ATIVIDADES DO MÊS DE DEZEMBRO.


A equipa da Biblioteca Escolar de Santo António deseja um Feliz Natal a toda a Comunidade Escolar do Agrupamento João de Deus! 👼🎄







 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

AUTOR DO MÊS DE DEZEMBRO

O autor do mês na Biblioteca de Sto. António é o escritor e Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, também com obra discográfica, José Jorge Letria.  


Pesquisa bibliográfica e de imagens, elaboração de cartazes e tarja e publicação nas redes BESA: Prof. Carlos Luís Cruzinha.