sexta-feira, 15 de novembro de 2024

NOBEL DA LITERATURA - THOMAS MANN

A Biblioteca Escolar João de Deus iniciou um ciclo de exposições biobibliográficas, com caráter mensal, sobre os escritores que pela qualidade e mestria do seu trabalho alcançaram o prémio Nobel da Literatura.

No mês de outubro destacamos Thomas Mann, um dos mais aclamados escritores alemães de todos os tempos, detentor de um estilo complexo e marcadamente intelectual, Reconhecido com o Prémio Nobel da Literatura em 1929, publicou ao longo da vida seis romances e uma quantidade substancial de novelas, contos e ensaios.

Escreveu sobre o declínio gradual de uma abastada família de comerciantes (Os Buddenbrook). Maravilhou os leitores com a surpreendente visita de um jovem estudante ao seu primo doente num sanatório (A Montanha Mágica). Revisitou o mito de Fausto, previamente explorado por Goethe (O Doutor Fausto). Ousou contar a história de um escritor de meia-idade que, numa viagem a Itália, se apaixona por um adolescente (A Morte em Veneza). E não só.

Quando Adolf Hitler subiu ao poder, em 1933, Thomas Mann mudou-se para a Suíça, depois para os Estados Unidos e novamente para a Suíça, onde permaneceu até à sua morte, em 1955. Ao longo de todos estes anos, além de continuar com a sua escrita, manteve-se sempre bastante ativo na denúncia pública das crueldades e injustiças dos nazis. 





Sem comentários: