quinta-feira, 28 de novembro de 2024

CAMÕES À JANELA

No âmbito das Comemorações dos 500 anos do Nascimento de Luís de Camões, a biblioteca da Escola Secundária João de Deus desafiou os alunos da turma 11.º L, do Curso Profissional Técnico de Comunicação, a desenvolver o projeto «Camões à Janela».

Os alunos acolheram com entusiasmo esta proposta, que consistiu na conceção e produção de poemas visuais e ilustrações evocativas do poeta que se encontram instaladas em várias janelas das áreas comuns da escola.

A biblioteca escolar selecionou e disponibilizou poemas da lírica camoniana que foram lidos e explorados pelos alunos e que, posteriormente, serviram de mote para as várias criações artísticas.

O projeto foi desenvolvido na disciplina de Comunicação Gráfica e Audiovisual, sob orientação dos docentes Bruno Cruz e Paula Pereira.

Convidamos a comunidade escolar a espreitar o desenvolvimento do projeto na playlist Camões à Janela, no canal YouTube da Biblioteca Escolar.

Pode ver mais fotos aqui.




Parabéns a todos os envolvidos pelo engenho e arte!

PROJETO CRESCER A LER - TANCHO

No âmbito do Projeto Escola a Ler”, no mês de novembro, a prof. Libéria Matos dinamizou sessões de leitura do livro “Tancho”, de Luciano Lozano, nas turmas dos 3º e 4º anos, nas escolas do 1º ciclo.

Esta história fascinante, convida-nos a viver em profunda harmonia com a natureza e o mundo animal, aqui representado através dos grous, que com as primeiras neves, chegam aos pântanos da ilha de Hokkaido, no Japão. Assim, realidade e fantasia convivem em perfeita simbiose, fortemente marcada pela cultura japonesa. O autor, inspirado pela fascinante história real de Yoshitaka Ito, o homem que ficou conhecido por ter alimentado de verdade os grous e os salvou da extinção no Japão, escreveu esta história personificada através da encantadora personagem Tancho, que encanta pela sua simplicidade, e nos ajuda a reflectir sobre a importância de sermos observadores mais atentos e mais intervenientes em relação à natureza e aos animais, para os compreendermos melhor.

Atividade complementar: visionamento de um vídeo com grous em rituais de acasalamento no meio natureza.




segunda-feira, 25 de novembro de 2024

PROJETO CRESCER A LER - MÊS DE OUTUBRO 2024


 

PRESÉPIO

 

A Biblioteca de Sto. António já vive o espírito de Natal! 🎄🎅

A equipa da Biblioteca Escolar convida a Comunidade Escolar a desfrutar do magnífico Presépio, montado pela nossa grande profissional, a funcionária D. Esmeralda Lopes.




terça-feira, 19 de novembro de 2024

LENDA DE SÃO MARTINHO

No âmbito do Dia de S. Martinho, que se comemora a 11 de novembro, foi elaborada informação sobre a lenda que lhe deu origem e algumas tradições relacionadas com a  mesma.


 

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES

Durante o mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), a Professora Bibliotecária, Teresa Pedro, promoveu sessões de Formação Inicial de Novos Utilizadores para todas as turmas do 5º Ano.

Durante as sessões foi dado a conhecer o novo espaço da BE de Santo António de foi requalificado através do Projeto de Re(Criar) a Biblioteca da  Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Os alunos foram informados sobre os serviços, espaços, e recursos disponibilizados pela biblioteca escolar à comunidade educativa, local e online.do.







segunda-feira, 18 de novembro de 2024

FEIRA DO LIVRO USADO






 

SESSÕES DE LEITURA PARA REFLETIR E DIALOGAR

No mês de outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), cujo tema é “Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!” – A Professora Teresa Pedro realizou sessões de leitura para refletir e dialogar, em todas as turmas do Pré-Escolar, do Agrupamento João de Deus, da obra “Matilde Vai Para o Jardim de Infância” de Mary Katherine Martins e Silva.

A Matilde é uma menina que gosta muito da sua família, dos seus amigos, de brincar e... de já conseguir fazer várias coisas sozinha! Ela está a descobrir o mundo e tem muitas histórias para contar. Com a Matilde, as crianças vão crescer com mais uma amiga ao seu lado!

A Matilde está prestes a entrar no Jardim de Infância, uma nova e importante etapa na sua vida.
Ela está cheia de vontade de conhecer a sua educadora e fazer novos amigos. Vem conhecê-los tu também!














SESSÕES DE LEITURA PARA REFLETIR E DIALOGAR

 

No mês de outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), cujo tema é “Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!” – A Professora Teresa Pedro e a Professora Libéria realizaram sessões de leitura para refetir e dialogar, em todas as turmas do 1º Ciclo do Agrupamento João de Deus, da obra “Um e Sete” de Gianni Rodari.

“Um e Sete” retrata sete rapazes (Paolo, Jean, Kurt, Iuri, Jimmy, Chu e Pablo) de sete cidades: Roma, Paris, Berlim, Moscovo, Nova Iorque, Xangai e Buenos Aires. Sete rapazes diferentes mas que são o mesmo rapaz. Sete rapazes que riem na mesma língua e que um dia, quando crescerem, nunca poderão entrar em guerra porque os sete são um único homem. Uma obra necessária sobre a infância, a tolerância e a diversidade como antídotos contra a guerra.























sexta-feira, 15 de novembro de 2024

O CAMINHO PARA A AQUACULTURA

No dia 31 de outubro, a Biblioteca da Escola Secundária João de Deus, promoveu uma palestra sobre aquacultura, proferida pela Dr.ª Laura Ribeiro, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Estiveram presentes na palestra as turmas 11ºA, 11ºC, 11ºE e 11ºJ.

Apesar da Aquacultura ser uma produção milenar, o público em geral tem pouco conhecimento sobre este setor, contribuindo para que exista alguma desconfiança sobre a qualidade destes produtos. De facto, atualmente poucos se questionam se a carne que comem é selvagem!
Na verdade, já não caçamos no dia a dia, mas ainda pescamos. É por isso importante explicar o impacto desta atividade e como é cultivado o peixe em Aquacultura, a um público mais vasto.

É neste contexto que o IPMA promove o lançamento da banda desenhada «O Caminho para a Aquacultura», com autoria de Bruno Pinto e ilustrações de Quico Nogueira. Dado que uma imagem vale mais do que mil palavras, a banda desenhada, foi o vetor escolhido para disseminar o conhecimento sobre diferentes tipos de Aquacultura, diferentes etapas de produção, quais os desafios e as preocupações do setor.









VAMOS AO TEATRO! - OS SUPLICANTES

No âmbito da rubrica VAMOS AO TEATRO! a Biblioteca da Escola Secundária João de Deus promoveu a peça Os Suplicantes, uma co-produção da ACTA e do Teatro das Figuras. Assistiram a esta peça 104 alunos, de várias turmas, e 14 docentes.

A peça, com um belíssimo texto de Alexandre Honrado e com uma excelente interpretação dos atores, mergulha nas cicatrizes da Guerra Colonial, revelando as dores e as perdas de uma geração. Suplicantes dá voz aos homens e rapazes marcados pelo conflito, às mães que perderam os filhos, às mulheres que ficaram viúvas e aos filhos que cresceram órfãos.

Salientamos, com agrado, que uma das sessões teve tradução em Língua Gestual Portuguesa.

No final, os alunos tiveram oportunidade de trocar impressões com os atores.