segunda-feira, 22 de abril de 2024

Antes do 25 de abril

Como era a vida das pessoas antes do 25 de abril …

Sociedade: machista, direitos desiguais entre ricos e pobres.

Atmosfera política: dominava a ditadura e o medo da censura entranhava-se na pele dos oprimidos.

Cultura: vigiada, controlada e reprimida nas mais diversas formas de expressão.

As vozes e as palavras: eram caladas, amordaçadas.

Serviço militar: era obrigatório para os jovens irem combater numa guerra “estúpida” no Ultramar.

Homem: tinha o papel fulcral em direitos, em relação à mulher.

Mulher: submissa e resignada à condição de doméstica e na tarefa de educar os filhos.

Casas: pobres, bafientas, gélidas e miseráveis no acomodar de famílias numerosas.

Infraestruturas/ Higiene:    inexistentes no consumo de água canalizada, eletricidade, gás e esgotos. Casas de banho não existiam, e quando e as havia, situavam-se no exterior das habitações.

Saúde: proliferavam doenças e a taxa de mortalidade infantil era muito elevada.

Sonhos: só os sonhadores acreditavam num tempo de mudança, aspirando a LIBERDADE, que um dia chegaria colorida e vibrante .



E na Escola, como era?

Escola: imperava o respeito, a ordem e a disciplina.

Turmas: separadas as turmas dos meninos e das meninas.

Ensino: obrigatório até à 4ª classe para meninos, 3ª classe para as meninas, e aprendiam-se muitas matérias na base da memorização.

Obrigatório: uso de bata com identificação; respeitar a autoridade do professor; cantar sempre o hino nacional com os alunos em pé, virados para um crucifixo na parede, com foto do Salazar e outra do Presidente Carmona.

Professores: aplicavam muitas vezes castigos corporais severos, e os alunos temiam “a menina dos 5 olhos”, a famosa palmatória. Obrigavam os alunos a levantarem-se, sempre que o professor entrava na sala de aula e tinham de “dar os bons dias” em coro.

Manuais escolares: moralistas e retrógrados nos temas que serviam de objeto de estudo, e mantiveram-se os mesmos durante décadas.

Sucesso Educativo: só os alunos de famílias com posses, tinham oportunidade de continuar a estudar. Os alunos mais pobres, não chegavam a aprender a ler na infância ou concluíram a instrução primária.

 Religião: só a católica cristã e rezava-se todos os dias ao meio-dia.

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