A Biblioteca Escolar João de Deus, em articulação com os docentes de Português, organizou a ida de oito turmas do Ensino Secundário ao teatro Lethes, onde assistiram à peça «As cartas ridículas do senhor Fernando e os suspiros líricos da menina Ofélia», produzida pela ACTA.
Trata-se da dramatização de alguma da correspondência trocada entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz. À referida correspondência são acrescentados textos outros, de Fernando Pessoa e também do próprio encenador. Toma-se por pressuposto dramatúrgico que o senhor Fernando sabe o que está a fazer enquanto a menina Ofélia é enredada no idílio inconsequente de uma paixão sem correspondência.
No senhor Fernando há uma racionalidade com objetivos experienciais que visam servir a sua obsessiva e obstinada produção poética, enquanto na menina Ofélia há uma participação irrefletida como desígnio de destino. Nela, a existência cumpre-se com um sentido de devir trágico; nele, dá-se um incidente que confere uma inesperada densidade à sua vida rotineira e comezinha.
Após o espetáculo os alunos tiveram a oportunidade de conversar com os atores e com o encenador.
Sem comentários:
Enviar um comentário