quarta-feira, 15 de junho de 2022

HISTÓRIA COM RECADINHO de LUÍSA DACOSTA

A professora bibliotecária, Paula Santos, em articulação com a docente da turma P-B4, da EB1/JI Ria Formosa, dinamizou a promoção de leitura da obra «História com Recadinho» de Luísa Dacosta. Após a exploração vocabular que permitiu uma maior compreensão da obra e da mensagem que encerra, os alunos expressaram a sua opinião sobre os preconceitos que nos afastam dos outros.

Finalmente, os alunos foram desafiados a escrever um recadinho à bruxinha com um conselho ou uma sugestão, ou então a partilharem com a bruxinha algum problema que achassem que ela podia ajudar a resolver.

Sinopse da obra
A narrativa estrutura-se em torno de uma bruxinha que decide fugir do reino das bruxas (um «mundo de trevas, árvores mortas e aves agoirentas») para o mundo dos homens (onde havia «tantos brilhos, tantas cores e tantos perfumes»), numa tentativa de encontrar um local onde pudesse «dar largas à sua alegria e ao seu humor benfazejo». Mas, para seu espanto, também o mundo dos homens, apesar da sua beleza exterior, se revelou um mundo de trevas pelo obscurantismo dos seus preconceitos!





Sem comentários: