domingo, 20 de junho de 2021

ESCRITOR DO MÊS - ALVES REDOL

A Biblioteca Escolar de Santo António apresenta uma exposição sobre a vida e obra de Alves Redol na rubrica «Escritor do Mês».

As obras «Uma Flor chamada Maria», «A Flor vai ver o Mar», «A Flor vai pescar num bote», «Maria Flor abre o livro de surpresas», «A Vida Mágica da Sementinha» e «Constantino, guardador de vacas e de sonhos» são clássicos da literatura infantil.

Biografia
«António Alves Redol, nasceu a 29 de Dezembro de 1911, em Vila Franca de Xira e faleceu a 29 de Novembro de 1969, em Lisboa.
Romancista e dramaturgo, filho de um pequeno comerciante ribatejano, obteve um curso comercial, conheceu em Angola a pobreza e o desemprego e desenvolveu em Lisboa várias atividades profissionais. Militante do partido comunista e empenhado na luta de resistência ao regime salazarista, compreendeu a literatura como forma de intervenção social, sendo um dos seus primeiros romances, Gaibéus , considerado um dos textos literários fundadores da narrativa neorrealista. Ao longo de uma longa e coerente produção literária, Alves Redol trouxe para o romance personagens, temas e situações, ignorados pela literatura, postura que lhe valeu, simultaneamente, o êxito junto de um grande público e o ataque impiedoso da crítica, que apontava como deficiências de escrita a linguagem simples da sua prosa e o esquematismo das tramas romanescas»








Sem comentários: