terça-feira, 30 de junho de 2020

Violência no Namoro


Os seguintes textos dramáticos abordam a violência no namoro e foram elaborados no âmbito do DAC - Parlamento dos jovens, cujo tema é a violência doméstica. A professora Carla Gago foi a responsável pela dinamização deste projeto nas turmas do 2º ciclo.




ATO 1

Cena 1
Este ato é passado numa praia, calma, com poucas pessoas, o clima é quente e o céu está limpo. Como personagens temos duas jovens, Alice e Teresa. Alice é uma rapariga ciumenta e muito teimosa, enquanto que Teresa é uma rapariga simpática e facilmente manipulável. Elas estão deitadas nas suas toalhas a conversar, em cena está um pano azul a fazer de água. Alice usa um fato-de-banho roxo e Teresa um amarelo.

ALICE: Ontem, estava eu na casa do meu namorado e enquanto ele ia à cozinha buscar-me um copo de água, o seu telefone começou a receber muitas notificações. Peguei nele para ver o que era, e encontrei mensagens de uma tal de Gertrudes.
Teresa interrompendo-a: Isso é errado. Gostavas que te fizessem isso?
Alice demora um pouco para pensar numa desculpa: Eu juro que não queria, mas fui obrigada, precisei de ver as horas…
Teresa: Humm… ok.
Alice: Continuando, vi o histórico das mensagens e a Gertrudes, enviou-lhe, «A minha vida teve muitos momentos inesquecíveis, mas, nenhum tão inesquecível quanto, o momento em que te conheci, querido, e posso mesmo dizer-te que a minha vida mudou para sempre».
Teresa admirada: Eu conheço o Miguel muito bem, ele nunca te trairia.
Alice: O pior é que eu fiquei com o número da Gertrudes e perguntei-lhe, por mensagem, o que significava o Miguel para ela.  Ela respondeu-me «Ele para mim é tudo».
Teresa: Custa-me a acreditar nisso.


Cena dois

Entra em cena Miguel e uma rapariga, estão os dois de mãos dadas. Miguel, um rapaz alto e com um ar tranquilo e com uns olhos sorridentes.  Usa uns calções de banho verdes.
Alice vendo os dois a passar, repara que se aproximam e sussurra: Vês aquela ali? Deve ser a Gertrudes.
A rapariga que acompanhava o Miguel, diz alguma coisa que não se percebe e vai embora, Miguel continua a andar até que viu as duas meninas e vai ter com elas.
Miguel enquanto estende a toalha e se senta: Olá! Acho que cheguei um pouco tarde, tive visitas.
Teresa cheia de raiva: Que descarado depois do…
Alice interrompendo a Teresa: Olá! Não ligues à Teresa, está chateada porque estamos aqui há muito tempo à espera e já é meio dia e trinta…
Miguel: Ok… Vou molhar os pés, querem vir?

Alice: Não, nós ficamos.

O rapaz afasta-se e vai para perto do pano que faz de água.
Teresa não percebendo o que aconteceu: Como ficaste assim, sabendo que ele te traiu?
Alice: Ainda não chegou a oportunidade….
Miguel volta para perto delas
Alice olhando para Miguel: Gosto mesmo desses teus calções deves e tens que usá-los sempre. 
Miguel: Obrigado. Também é giro o teu fato-de-banho e fica-te muito bem.
Teresa preocupada: Tenho de ir embora, prometi à minha mãe que ia para casa ao meio dia e meia.
Alice e Miguel: Rápido faltam dez para a uma.
Teresa vai embora a correr com a sua toalha na mão. A meio do caminho cai, levanta-se e sai de cena envergonhada.[1] 

Cena três

Miguel: Está a fazer-se tarde acho que também vou embora, vens?
Alice: Sim
Miguel: Queres que te acompanhe a casa?
Alice: Pode ser.


ATO 2

Cena 1
Quando chegaram da praia, Alice convidou Miguel para ficar um pouco. Este ato decorre na sala em casa de Alice. Estão os dois sentados num sofá.
Miguel: Hoje vou sair com os meus amigos.
Alice: NÃO!!! NEM PENSAR!!! DE CERTEZA QUE A TUA AMIGUINHA Gertrudes TAMBÉM VAI!!! PÕE-TE NA RUA! Empurra Miguel para fora de casa e fecha-lhe a porta na cara.
Ouve-se o som da campainha durante muito tempo até que Alice abre a porta.
Miguel: Gertrudes?
Alice: Ah sim! Não te faças de aleijado e de mouco porque sei que me traíste com ela. As mensagens que trocavam, e os passeios de mão dada!
Miguel começa a rir muito: Gertrudes é a minha avó. E aquela rapariga era a visita inesperada, a minha prima Beatriz. Apercebe-se do que ela fez. Espera! O quê? Mexeste no meu telefone? Controlas com quem eu ando na rua, aquilo que visto e ainda por cima não me deixas relacionar com outras pessoas? Não é isso que eu quero de um namoro!!! VIOLÊNCIA NÃO!
Miguel sai aliviado de toda a pressão a que foi sujeito desde o princípio do namoro.


                                                                      Ana Victória
                                                                  6.º E, nº 2








Sem comentários: